desaguou
agenda
afromandinga
fotos
vídeos
música
biografia
contato

> news




André Sampaio

Com alguns dos fraseados de guitarra mais marcantes da atual música brasileira, André Sampaio é conhecido do grande público como guitarrista e compositor da banda de reggae Ponto de Equilíbrio.

Suas influências, claramente blues-jazzísticas, se fundiram à guitarra do roots reggae jamaicano, somando a elas suas experiências e pesquisas em viagens pelo Brasil, Europa e África, tocando com grandes nomes da música nacional e internacional. Após realizar uma tournée em Portugal, com uma banda formada por grandes nomes da cena afro-européia e sucessivas viagens de intercâmbio em África, entre Mali, Burkina Faso e Mocambique, André Sampaio finaliza seu trabalho solo, um ano após o lançamento do seu primeiro EP “Bumaye!”.

É a música mandinga (povo mandengue, Mali, Burkina Faso, Guiné, Senegal) misturada ao afrobeat, aos tambores de terreiro, Dub, Samba e todas as influências musicais que fazem parte dos seus 12 anos de carreira e formam a identidade musical e a pegada marcante da guitarra em suas composições e interpretações.

O lançamento do 1º álbum de André Sampaio & Os AfroMandinga retrata o diálogo entre tradições de matriz africana e música moderna com instrumentos eletrificados, numa linguagem que mescla afrobeat, samba-rock e dub com cantos e expressões inspirados em cantigas de capoeira angola, do samba de terreiro, do candomblé, dos cantos dos Griôs, dos Nyabinghi e dos bluesman do Missisipi.

Em uma atmosfera dub, que remete ao psicodelismo dos anos 60 e 70, o universo musical que envolve esse jovem (porém experiente) artista carioca é de fusões de vertentes afro, tendo a guitarra como catalisadora. Tudo mantendo uma elegante harmonia de elementos e sonoridades. Com muita intensidade, a música que flui de suas cordas é uma música que vem da alma, que nos leva a passear por uma ancestralidade e ao mesmo tempo uma atualidade. Um diálogo entre o tradicional e o moderno. O artista vêm se destacando na cena alternativa do Rio de Janeiro. Fez recentemente duas marcantes apresentações na Cúpula dos Povos, durante a Rio+20, no Festival Santa Música - Lapa (Fete de La Musique), e também causou grande impacto no Fela Day Rio, no Circo Voador, onde o público saiu extasiado, cantando e dançando até a última música, surpreendendo a muita gente que ainda nao conhecia o som dos mandingas.

Com uma bagagem que inclui apresentações dentro e fora do país, e com suas músicas ecoando em rádios e programas de World Music pelo mundo afora, as apresentações de André Sampaio & Os AfroMandinga são marcadas por música de qualidade e muita energia positiva trocada com o público.

Como ele mesmo diz: “solta a mandinga!!!”